EDUCAÇÃO FÍSICA... UMA NOVA PERSPECTIVA PARA O ENSINO.

SEJA BEM VINDO

terça-feira, 13 de dezembro de 2011

PROFESSOR TEM QUE TER RESPONSABILIDADE!!!

GERALMENTE, A EDUCAÇÃO FÍSICA NA ESCOLA É VISTA COMO UMA DISCIPLINA COMPLEMENTAR, CONSIDERADA MENOS IMPORTANTE QUE AS OUTRAS, COMO LPINGUA PORTUGUESA, MATEMÁTICA ETC.  MAS NÃO É BEM ASSIM. PARA ENTENDER O QUE ESTAMOS FALANDO, PRIMEIRAMENTE É PRECISO ENTENDER QUE A EDUCAÇÃO FÍSICA, ASSIM COMO AS OUTRAS, TEM SUA CARACTERÍSTICA, E COM ISSO SEU DEVIDO VALOR. O TERMO EDUCAÇÃO FÍSICA PRESSUPÕE A IDÉIA DE CONTROLE DO CORPO, OU AINDA DE CONTROLE FÍSICO. DESDE O SÉCULO XVII, O ATO DE EDUCAR É UMA AÇÃO QUE ESTÁ INTIMAMENTE RELACIONADA `DISCIPLINA CORPORAL:  A SEPARAÇÃO PROPOSTA POR DESCARTES, ENTRE CORPO E MENTE, TORNA-SE BASE DE TODO O PROCESSO EDUCACIONAL OCIDENTAL. FATO BASTANTE VISÍVEL NAS SALAS DE AULAS: O CORPO FICA SENTADO E PARADO, SEM "ATRAPALHAR" O EXERCÍCIO DE RACIOCÍNIO E DE APRENDIZADO FEITO PELA MENTE.QUANDO INSERIDA NA PRÁTICA ESCOLAR, A EDUCAÇÃO FÍSICA ERA TIDA COMO UM MOMENTO PARA A PRÁTICA DA GINÁSTICA, COM FINALIDADE DE DEIXAR O CORPO SAUDÁVEL.  APÓS MUITAS REFORMAS NA PRÓPRIA IDÉIA DE EDUCAÇÃO FÍSICA, ATUALMENTE ELA É UMA DISCIPLINA COMPLEXA, QUE DEVE, AO MESMO TEMPO, TRABALHAR AS SUAS PRÓPRIAS ESPECIFICIDADES, E SE INTER-RELACIONAR COM OS OUTROS COMPONENTES CURRICULARES. SEGUNDO OS PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS (PCNs), A EDUCAÇÃO FÍSICA NA ESCOLA DEVE SER CONSTITUÍDA DE TRÊS BLOCOS:
1°: JOGOS, GINÁSTICAS, ESPORTES E LUTAS;
2°: ATIVIDADES RÍTMICAS E EXPRESSIVAS;
3°: CONHECIMENTOS SOBRE O CORPO.
MAS NÃO É BEM ISSO QUE SE OBSERVA ATUALMENTE. ESTAMOS DE FRENTE COM O QUE CONSIDERO DE UMA FALTA DE PROFISSIONALISMO, POIS, O PROFESSOR ESTUDA, "APRENDE", E QUANDO CONSEGUE ATUAR NA PROFISSÃO, NÃO A EXERCE COMO DEVERIA SER... TANTA DESORDEM ESTÁ FAZENDO O GOVERNO PENSAR QUE QUALQUER UM PODE EXERCER A FUNÇÃO DE PROFESSOR NA ESCOLA, POIS O QUE OS PROFESSORES FAZEM É JOGAR UM BOLA PARA OS ALUNOS E DEIXAR O TEMPO ROLAR. QUANTO A ISSO, O GOVERNO TEM RAZÃO, QUALQUER UM FAZ ISSO. MAS NÃO É ASSIM QUE DEVE SER, O PROFESSOR SABE DE SUA RESPONSABILIDADE, E É SEU DEVER ASSUMIR... ENTÃO, SE QUEREMOS UMA MUDANÇA, TEMOS QUE COMEÇAR AGORA. PROFESSORES, NÃO DEIXEM PARA DEPOIS, ESTA É A HORA, POIS DEPOIS, SERÁ TARDE DEMAIS... SOMOS PROFISSIONAIS, NÃO SOMOS QUALQUER UM!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário